O Encontro de Maestros e Lideranças de Bandas é uma das ações que compõem o Programa de Bandas do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura intitulado Coreto Paulista, concebido e realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – São Paulo.

Voltado ao fomento da avaliação, debate e discussão do segmento, o Encontro de Maestros e Lideranças de Bandas reúne, durante dois dias, atuais referências no movimento das bandas das mais diversas modalidades. São profissionais de ampla experiência e atividade no segmento, principais responsáveis pela formação e manutenção do mercado para bandas no Estado de São Paulo. O mesmo evento congrega instituições públicas, privadas ou não-governamentais que atuam junto a grupamentos de sopros e percussão em âmbito estadual.

Ao terem um espaço profícuo para apresentar suas ações atuais, tais lideranças de bandas tornam-se pontos de referência permitindo a visualização do panorama de resultados das atividades realizadas nos mais variados pontos do Estado de São Paulo pelos programas em curso no setor.

O grupo de maestros e lideranças se constitui a partir de convites especiais e inscrições abertas (sujeitas à análise curricular) para atender ao evento. Os participantes recebem pensão completa, na cidade sede do encontro, e tem a oportunidade de participar de mesas de discussão, palestras específicas sobre exposição de trabalhos, divulgação de estratégias artístico-pedagógicas, ferramentas de gestão administrativa, entre outros.

É uma ótima iniciativa para divulgação de suas atividades junto a órgãos oficiais como instituições, associações e federações de bandas.