Inscrições Abertas




O Censo das Bandas do Estado de São Paulo é uma das ações que compõe o Programa de Bandas do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, intitulado Coreto Paulista, concebido e realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – São Paulo.

Seu principal objetivo é realizar um levantamento, com a maior abrangência possível, formatando um cadastro atual de quais são, como funcionam e onde estão localizadas as bandas em atividade de todo o Estado de São Paulo.

A partir deste cadastramento espera-se reunir informações sobre todo e qualquer agrupamento de sopros e percussão em atividade – seja ele fanfarra ou banda, locadas em igrejas, ações comunitárias, escolas ou mesmo mantidas por instituições públicas, privadas ou organizações não governamentais.

Com o levantamento eficaz e preciso dessas agremiações, será possível compreender o panorama real e atual das bandas no Estado de São Paulo, servindo como ponto de partida para delinear ações que possam vir a atender de forma cada vez mais eficiente às suas necessidades.

Outra iniciativa possível a partir do cadastramento das bandas será o incentivo à comunicação entre tais grupamentos de sopros e percussão, fato essencial para a solução de problemas comuns e a oferta de contribuições para um desenvolvimento conjunto.