Inscrições em Breve

 

Coreto Paulista é o programa de bandas da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo concebido para fomentar e difundir a cultura musical das bandas brasileiras. Estruturado e coordenado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí este programa compreende várias ações, dentre as quais se destacam os Festivais de Bandas. Eles têm como principal objetivo reunir, ao longo de vários dias, agremiações musicais de diferentes modalidades, oriundas de São Paulo e de outros Estados brasileiros, visando celebrar a tradição e a manutenção da expressão musical por meio da banda. É por ocasião da reunião de bandas das mais diferentes modalidades artísticas (infantil, infanto-juvenil ou adulta; fanfarras, bandas marciais ou sinfônicas, etc.) que se dá o acesso de comunidades a dezenas de apresentações gratuitas efetivando a difusão do movimento de bandas.

Também como parte integrante dos Festivais de Bandas, o Programa Coreto Paulista realiza importantes ações de formação e incremento à capacitação para todos aqueles que trabalham com bandas. Em tais encontros, pelo período de quatro dias, bolsistas são recebidos nos municípios-sede dos festivais, participando de palestras, seminários, debates, em cursos gratuitos e intensivos, que visam fornecer recursos e novas abordagens para a continuidade de seu trabalho junto às bandas com que tem contato.


O Encontro de Maestros e Lideranças de Bandas é voltado para a avaliação, debate e discussão do segmento de Bandas e reúne profissionais que são referência na área nas mais diversas modalidades. Este evento congrega instituições públicas e privadas que atuam junto a conjuntos de sopros e percussão, no Estado de S. Paulo. Os participantes recebem bolsa integral – o que inclui hospedagem e alimentação – na cidade sede do encontro, e lá eles tem a oportunidade de participar de mesas de discussão, palestras específicas, exposição de trabalhos desenvolvidos, divulgação de estratégias artístico-pedagógicas, ferramentas de gestão administrativa, entre outros. É uma ótima iniciativa para divulgação de suas atividades junto a órgãos oficiais como instituições, associações e federações de bandas.


O Encontro de Educação Musical por Meio da Banda objetiva reunir músicos com diferentes níveis de formação que atuam ou desejam atuar na área de educação musical por meio da prática de conjunto. Os participantes recebem bolsa integral – o que inclui hospedagem e alimentação – para receber informações que contribuirão significativamente para sua capacitação. Os bolsistas, escolhidos após análise de seu currículo, participarão de uma série de atividades que lhes permitirão desenvolver programas que utilizem a música como ferramenta para a inclusão social, desenvolvimento pedagógico e artístico. Tais programas poderão ser implantados em escolas, igrejas, associações de bairro, entre outros. É uma oportunidade ímpar para reunir e trocar informações, bem como estabelecer contatos com outros educadores que tenham suas ações voltadas à musicalização de crianças e jovens por meio da banda.

Reforçando as metas do Programa Coreto Paulista, os Festivais de Bandas e seus encontros são realizados em diferentes municípios do Estado, de forma que os interessados de todas as regiões possam ter acesso a eles, assegurando a promoção e a disseminação da cultura musical das bandas por todo o território estadual.